O Clube Futebol Benfica venceu (4-0) este sábado, em Abrantes, a primeira edição da Supertaça feminina, uma nova competição do calendário nacional. Um autogolo de Raquel Reis, dois golos da internacional Mafalda Marujo e um de Andreia Veiga derrotaram o Albergaria/Mazel, que valorizou um jogo histórico.

O jogo foi disputado debaixo de intenso calor (38 graus) mas isso não impediu Jéssica Silva de criar o primeiro lance de perigo logo aos dois minutos. A internacional portuguesa correu, tirou adversárias da frente e acabou por rematar ao poste.

Talvez embalado por este lance, o Albergaria/Mazel teve mais bola durante largos períodos embora o equilíbrio fosse o aspeto essencial.

Com o jogo a parar duas vezes para que as jogadoras pudessem hidratar-se, a emoção estava guardada para os últimos minutos da primeira parte.

Aos 41 minutos, Matilde Fidalgo bateu Jéssica Silva em velocidade, insistiu e conseguiu ir à linha cruzar, rasteiro. Raquel Reis tentou limpar a jogada, mas o corte saiu na direção errada e a bola acabou por entrar na baliza do Albergaria/Mazel.

O Futebol Benfica podia ter chegado ao 2-0 logo a seguir. Aos 44 minutos Filipa Galvão marcou de livre direto e obrigou Rute Costa a enorme defesa. Na marcação do pontapé de canto, a mesma jogadora enviou a bola ao poste. O intervalo chegou logo a seguir.

Paula Pinho mexeu na equipa do Albergaria e a equipa poderia ter marcado aos 49 minutos, quando Jéssica Silva passou pela guarda-redes Jamila, mas rematou ao lado.

Mafalda Marujo fez o 2-0 a passe de Raquel Infante, aos 66 minutos. Um lance de contra-ataque. A mesma Mafalda Marujo fez o 3-0 aos 71 minutos, a passe de Filipa Galvão. Dois golos de grande qualidade.

O último golo aconteceu aos 88 minutos e foi marcado por marcado por Andreia Veiga, após trabalho individual.

O Futebol Benfica juntou a vitória na Supertaça ao triunfo no Campeonato Nacional e na Taça de Portugal.

Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, e Mónica Jorge, diretora FPF responsável pelo futebol feminino, assistiram ao jogo, tal como Francisco Neto, Selecionador Nacional, e dirigente da AF Santarém liderados por Francisco Jerónimo.