A Direção da Associação de Futebol de Santarém (AFS) reunida, no dia 13 fevereiro, decidiu que as alterações aprovadas em Assembleia Geral no final de 2018 vão entrar em vigor já na época 2019/2020. 

Todos os clubes envolvidos nas provas que tiveram alterações, manifestaram concordância para que as medidas entrassem vigor em 2019/2020 e não em 2020/2021.

O campeonato da I divisão distrital vai passar a ser disputado por 16 equipas (ao contrário dos atuais 14 clubes), e o campeonato da II divisão vai ter uma só série, caso se registem apenas até 16 inscrições para a época desportiva 2019-2020.

As alterações ao Regulamento das Provas Oficiais foram aprovadas por unanimidade e incluem ainda medida relativas ao atual modelo da Taça do Ribatejo e à Supertaça Dr. Alves Vieira, que passa a ser disputada no final da cada época desportiva, uma semana depois da realização da final da Taça do Ribatejo, a exemplo do que acontecerá com a Supertaça de futsal.

A prova Rainha da AF Santarém vai continuar com a fase de grupos mas, a partir da próxima temporada, apenas os clubes da II divisão distrital disputam esta fase entre si. Os clubes da I divisão distrital apenas entram em prova na fase a eliminar, com sorteio puro. O procedimento é igual para as equipas de juniores.