A Associação de Futebol de Santarém lamenta a perda de uma das grandes referências do futebol distrital juntado-se ao U. Tomar na consternação e grande tristeza da partida do "Rei" Totói, expressão que também era utilizada para o tratar.

"Foi sem dúvida uma figura incontornável da história clube mas também da nossa cidade. Com uma vida inteira dedicada ao futebol foi um exemplo de paixão, dedicação e muito acarinhado por todos, em especial pelos mais novos. Este domingo será a despedida do nosso Totói e é mais do que merecido independentemente das cores de cada um, a cidade e todos aqueles que o admiram prestar uma última homenagem a este a Grande Homem", escreveu o U. Tomar.

Na memória de todos, as qualidades futebolistas de um jogador que esteve nos grandes feitos desportivos do U. Tomar, mas também o lado humano de alguém: cordial, simptático, humano, afável... são alguns dos muitos adjetivos que podem qualificar Totói. 

Na memória de muitos amantes do futebol distrital e em particular do atual presidente, Francisco Jerónimo, está também um importante CD Torres Novas - U. Tomar que decidia a subida à 1.ª Divisão. Nessa geração também alinhava Totói e Francisco Jerónimo recorda-se bem do jogo de Totói. 

O clube pede a todos os atletas, treinadores, dirigentes, restantes colaboradores, sócios e adeptos do clube a estarem presentes com a camisola do clube, polo, ou t-shirt vermelha, num cordão humano desde a casa mortuária até ao cemitério de Marmelais onde se realizará a cerimónia funebre pelas 14h00.

É pedido a todos que queiram participar nesta cerimónia que estejam presentes às 13h40, para formar o cordão humano a partir da casa mortuária respeitando as distâncias de segurança e evitar grandes ajuntamentos. Será fundamental o uso de máscara e respeitar todas as regras de segurança.

A Associação de Futebol de Santarém endereça à família de Totói e ao U. Tomar as mais sentidas condolências.