Foi um tremendo sucesso a Conferência Internacional sobre Arbitragem no Futebol, que decorreu neste sábado na Cidade do Futebol, com a participação de alguns dos maiores especialistas mundiais ao nível da ciência aplicada à arbitragem.

Esta organização da Portugal Football School, em colaboração estreita com o Conselho de Arbitragem e a Unidade de Saúde e Performance da FPF, reuniu cerca de uma centena de interessados na temática. A sessão começou com uma discussão sobre psicologia na arbitragem, desenvolvida pelo psicólogo Pedro Teques, do ISMAI, que colabora com o CA da FPF; seguiram-se conversas sobre lesões, com o especialistas suíço Mario Bizzini, condição física dos árbitros, com o italiano Carlo Castagna, bem como a monitorização do trabalho que estes realizam nos jogos e nos treinos, por Pedro Figueiredo, da USP.

Depois de algumas comunicações curtas sobre a Ciência da Arbitragem, a conversas centrou-se na tecnologia e no seu apoio à arbitragem. Primeiro com o alemão Daniel Link, da Universidade Técnica de Munique, que abordou dois estudos realizados pela sua instituição, um sobre a introdução pelos árbitros do spray que marca a distância a que deve ser colocada a barreira num livre, e o outro sobre a importância da introdução da tegnologia da linha de golo no futebol; a conclusão foi que o spray é positivo para o futebol, mas que a tecnologia da linah de golo pode não justificar um investimento que é tido por demasiado elevado para os benefícios que pode trazer ao futebol.

Fonte: FPF