Hoje é dia de festa. Dia da festa de aniversário de Maria João Xavier, a ribatejana é ainda hoje das jogadoras com mais internacionalizações com a camisola de Portugal, e também dia da Mulher.

A Associação de Futebol de Santarém decidiu na nossa antiga jogadora fazer uma pequena homenagem a todas as mulheres e por coincidência, Maria João, faz anos a oito de março.

Em declarações exclusivas ao site www.afsantarem.pt, Maria João diz que "felizmente tem aumentado a importância das mulheres no desporto, em particular no futebol. Há cada vez mais mulheres, mas são ainda poucas".

A atleta que jogava como médio, somou 76 internacionalizações (está no 14.º lugar com mais jogos), mais de 5800 minutos e quatro golos com a camisola de Portugal recorda que "quando jogava ouviam-se frases pouco simpáticas e isso, felizmente, tem vindo a desaparecer. Sou mesmo do tempo que existia alguma curiosidade não muito positiva, mas temos vamos evangelizando o povo", diz a sorrir.

O Dia Internacional da Mulher é celebrado no dia 8 de março. A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas feministas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto