A Seleção Nacional feminina A empatou a uma bola com a Ucrânia, no primeiro encontro de preparação disputado entre as duas seleções, disputado no Estádio Municipal de Abrantes.

Com mais oportunidades e domínio total de jogo, as comandadas de Francisco Neto colocaram-se em vantagem num golo de Diana Silva, mas acabaram traídas por um lance de grande infelicidade de Carole Costa. A armada lusa controlou cedo os acontecimentos, impondo o seu futebol apoiado a um jogo mais direto e físico das adversárias. Depois de uma ameaça de Carole Costa no início da primeirra parte, a avançada Ana Capeta esteve muito perto de marcar aos 17 minutos, de cabeça.

Só no segundo tempo é que Portugal conseguiu furar a defensiva das ucranianas e justificar a sua superioridade no terreno. Fê-lo numa jogada iniciada por Jéssica Silva e concretizada com êxito e classe por Diana Silva, aos 68 minutos. Pouco  tempo depois, na sequência de um livre, Carole Costa desviou a bola para o  fundo da própria baliza. 

Os instantes finais foram de grande luta, com a formação portuguesa outra vez por cima e a tentar chegar à vantagem. Mesmo sem a vitória, a exibição lusa animou os adeptos que se deslocaram a Abrante e gerou algum otimismo para os grandes desafios que a equipa enfrentará em 2019.

Reencontro no domingo
Portugal e Ucrânia voltam a medir forças no domingo, a partir das 16h00, em Torres Novas. Estes encontros servem os propósitos de preparação da armada lusa para o apuramento do próximo Campeonato da Europa. Portugal irá conhecer os seus adversários a 21 de fevereiro, no sorteio que decorrerá na sede da UEFA, em Nyon.