Os árbitros, observadores, técnicos e agentes de arbitragem do quadro distrital da Associação de Futebol de Santarém (AFS) abriram a temporada com um estágio de início de época decorreu em Fátima nos dias 8 e 9 de Setembro, no Hotel Lux, no Estádio Papa Francisco. Aqui realizaram-se as provas físicas de Futebol e no Pavilhão Municipal as provas físicas e práticas de Futsal.
 
No sábado teve lugar a sessão de abertura de época que contou com a presença de vários convidados, nomeadamente, Vice Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, João Ferreira, Presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, Luciano Gonçalves, Presidente da Associação de Futebol de Santarém, Francisco Jerónimo, Vice Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Rui Manhoso, Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque, representante da Câmara Municipal do Entroncamento, Mário Balsa, Presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro, e Vice-Presidente Paulo Caetano.

A iniciar a sessão foram reconhecidos os primeiros classificados de todas as categorias da época 2017/18 e homenageados, Hélio Gonçalves, Filipe Carvalho, João Bento e  Rui Soares.
 
Este estágio teve como objetivos a avaliação das provas (físicas, escritas e vídeo teste), formações diversas, transmissão das poucas alterações às Leis do Jogo, e dar a conhecer a orientação que o Conselho de Arbitragem da AFS pretende para a Arbitragem distrital para a presente época.
 
Foram feitos votos de uma excelente época para todos os árbitros e restantes intervenientes.