O Instituto Português do Desporto e Juventude através do Plano Nacional de Ética no Desporto realizou no dia 4 de outubro, a cerimonia anual  de assinatura dos memorandos com as Associações e Entidades que vão aderir ao Cartão Branco em 2017/2018.

A cerimónia decorreu no Museu Nacional do Desporto e a Associação de Futebol de Santarém, tal como o ano passado foi uma das cinco associações que aderiram à iniciativa, este ano renovou o "acordo".

O Novo cartão visa premiar atitudes eticamente corretas durante os jogos.

Depois do sucesso verificado com as cinco Associações que participaram pela primeira vez na temporada passada (Santarém, Leiria, Aveiro, Setúbel a Viana do Castelo), a Federação intruz também o cartão branco, que irá premiar atitudes eticamente corretas durante os jogos.

A medida vai ser aplicada não só a jogadores e técnicos, mas também aos adeptos. O objetivo da FPF passava por alargar a utilização do cartão branco a todas as competições de formação.

Em 2016/2017, a Associação de Futebol de Santarém mostrou quatro cartões brancos:
Aos adeptos Moçarriense. No final do jogo, quando o árbitro saiu do terreno de jogo, os adeptos levantaram-se na bancada e em conjunto disseram: "Parabéns Sr. Árbitro", seguindo-se uma grande ovação. De salientar que a equipa que apoiavam perdeu por 4-0. 

Bruno M. R. Caldeira, jogador da U.D. Abrantina, o jogador rapidamente pediu para interromper o jogo e pediu a rápida intervenção do massagista para socorrer o guarda-redes que tinha levado uma bolada na cara e havia ficado a sangrar do nariz. 

André Filipe Manuel Coutinho, Delegado do S.C.D. Glória, incentivou os seus jogadores a ajudarem os adversários sempre que necessitavam e a reconhecer os adversários felicitando-os quando eles ganharam o jogo e fez com que todos os intervenientes respeitassem o trabalho de árbitro. 

Frederico Condeço, Treinador do CAD Coruche, colocou a sua equipa a jogar com quatro atletas uma vez que a equipa adversária só dispunha de quatro jogadores para o jogo. 

Foto: AF Leiria