A Direção da Associação de Futebol de Santarém (AFS) reuniu nos dias 26, 27 e 28 de janeiro com todos os clubes filiados. Com nova paragem forçada dos treinos e competições devido à pandemia da Covid-19, a Direcção quis fazer a avaliação da actual situação com os clubes e esclarecer algumas dúvidas, principalmente no que respeita à retoma das competições.

 

Durante as sessões, que decorreram por videoconferência e contaram com a presença da maioria dos presidentes dos clubes de futebol e futsal, foram colocados vários cenários, que dependem da evolução do estado da pandemia. Entre as maiores preocupações dos dirigentes está a difícil situação financeira que os clubes vivem e o futuro do futebol de formação. A AFS, em articulação com a outras Associações Distritais e Regionais e a FPF estão a empenhadas para junto do Governo garantir a sustentabilidade dos clubes de base local, que depois da suspensão em março/2020, abriu-se uma crise sem precedentes no setor e ainda não houve um apoio do Estado.

 

A Direcção da AFS está certa que o momento é muito delicado e que a prioridade será sempre a segurança dos nossos agentes desportivos e das nossas populações. Ouvidos os representantes dos clubes e atendendo á evolução da pandemia serão oportunamente tomadas as decisões. 

A AFS aprovou, desde o início da pandemia, medidas de apoio extraordinário ao futebol e futsal que rondam os 160 mil euros.