A Associação de Futebol de Santarém (AFS) abriu na terça-feira, 26 de janeiro, o Curso UEFA B (grau II) de Treinadores de Futebol, demonstrando quer continua a apostar na formação de treinadores. Também esta semana a associação iniciou os Cursos UEFA C (grau I) de Treinadores de Futebol.

 

A sessão de abertura, que decorreu via zoom, contou com a presença do presidente da Associação de Futebol de Santarém (AFS), Francisco Jerónimo, do diretor coordenador da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pedro Dias, e do presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), José Pereira.

 

Francisco Jerónimo, o primeiro a intervir, referiu que os desafios são cada vez mais exigentes para os treinadores e destacou a qualidade da equipa de formadores deste curso que a AFS mais uma vez nos orgulha de poder contar. Seguiu-se Pedro Dias, que desejou sucesso aos novos formandos e lembrou que a qualidade dos treinadores de futebol portugueses já é reconhecida a nível internacional. José Pereira fechou a sessão afirmando que os cursos não servem para receber um diploma, servem sim para adquirir conhecimentos. O dirigente da ANTF confessou ainda que continua a ser uma luta convencer as mulheres a abraçar os cursos de treinadores e aproveitou para congratular o técnico da equipa das quinas de futsal, Jorge Braz, pelo prémio de Melhor Selecionador do Mundo.

 

As componentes Geral e Específica dos Cursos de Treinador da AFS estão previstas decorrer até ao próximo mês de Junho, seguindo-se posteriormente o período de estágio de seis meses. Este Curso UEFA B de Treinadores de Futebol está contemplado no Programa de Qualificação da FPF, onde cada formando conta com uma bolsa que corresponde a cerca de 50% do valor total do curso.

 

Os cursos de treinador, realizados sob a alçada da FPF, possuem dupla certificação concedida pela UEFA Coaching Convention e pelo Programa Nacional de Formação de Treinadores, concebendo aos formandos, no final da sua formação, a devida certificação UEFA que lhe vai permitir o exercício de funções no espaço UEFA e nos países que a reconhecem, bem como a certificação IPDJ necessária à obtenção do Título Profissional de Treinador de Desporto que lhe confere a devida autorização legal para o exercício de funções em Portugal.

 

Aqui fica a lista dos candidatos selecionados por ordem alfabética que irão frequentar a formação UEFA B:

André Filipe Martins Bento

André Filipe Tiago Duarte Gouveia Risso

António José Clemente Galhofo

Bruno Gonçalo Carrapato Gonçalves Jacinto

Cláudio Manuel Alves Pereira

David Manuel da Conceição Pires

Diogo Nuno Portilheiro Dias

Fábio Lavrador Bona

Fábio Manuel Matias Pereira

Fernando João Esteves Franco Martins

Flávio Ivan Sequeira Guedes

João André Costa Ribeiro

João Emanuel Gonçalves Simões

João Francisco Bernardo Lemos

João Paulo Narciso Mateus - CRC geral

João Pedro da Silva Caetano

João Pedro dos Santos Dias Amaral

João Pedro Pires Belbute

Luís António Gonçalves Reis

Mário Rui Gonçalves Ruas

Nuno Miguel Carrapato Gonçalves Jacinto

Pedro Miguel Duarte Gonçalo da Cunha

Ricardo Adanjo Casimiro da Costa

Ricardo Alexandre Silva Neves da Cunha

Ricardo Filipe Henriques Pereira

Ricardo Jorge Oliveira do Carmo

Rogério Alberto Ferreira Vasconcelos

Rúben Tiago Saraiva Franco

Tiago Miguel Bernardo Laranjeira

Valter Alexandre Henriques Augusto